segunda-feira, 15 de junho de 2009

Equipe Brasileira é selecionada pela OBF para Olimpíada Internacional de Física

Os cinco estudantes que representarão o Brasil na 40ª International Physics Olympiad (IPhO), em julho próximo, foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF). São eles: André Luis M. Farias (PE), Ivan G. Mitoso Rocha (CE), Leonardo P. Stédile (SP), Márcio A. de Paiva Filho (RN/CE), Illan F. Halpern (RJ/SP).

Esses estudantes iniciaram sua maratona de estudos em 2007, quando cursavam a 1ª Série do ensino médio e fizeram parte dos 48 alunos melhor classificados entre 165 mil que se inscreveram naquela série. No total, na OBF2007, foram inscritos 520 mil estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Particulares de todo País.


Também participaram em 2009, da seleção para a equipe, os 10 alunos da 2ª série melhor classificados entre 200 mil alunos dessa série, num total de 770 mil inscritos na OBF2008.


Durante 2008 e o primeiro semestre de 2009 os selecionados foram orientados por professores nas Coordenações Estaduais da OBF, realizaram provas seletivas e, durante um curso intensivo de oito dias em maio último sob a Supervisão do Prof. Dr. Euclydes Marega na USP de S.Carlos, fizeram provas teóricas e experimentais, para a formação da equipe.


Participam da IPhO em cada ano cerca de 400 estudantes de 90 países. Em 2008, a equipe selecionada pela OBF trouxe do Vietnã uma Medalha de Prata, uma Medalha de Bronze e duas Menções Honrosas, ficando com a melhor classificação entre os países latino americanos; em seguida ficou Cuba, que tem uma larga tradição nesse tipo de evento.


A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado aos estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sucesso é o que deseja a Comissão da OBF à nossa Equipe!


José David Mangueira Viana
Presidente da Comissão da OBF
(
www.sbfisica.org.br/olimpiadas)
(
david@ufba.br)
P.S. As inscrições para a OBF2009 já estão abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário