terça-feira, 30 de junho de 2009

Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física 2009


Estão abertas, até o dia 13 de agosto, as inscrições para a 11a Edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Os professores de escolas de Ensino Médio de todo território nacional que desejarem que seus alunos participem da OBF 2009 devem fazer seu cadastramento. Depois de credenciado os professores poderão inscrever quantos alunos desejarem participar de suas escolas.

Para esse cadastramento, cada escola deverá preencher o formulário de inscrição on line que está disponível na página eletrônica da Sociedade Brasileira de Física (SBF). As escolas que não tiverem acesso à internet deverão solicitar o formulário impresso à coordenação da OBF em seu Estado ou na secretária geral do evento.

O objetivo da OBF é despertar e estimular o interesse pela física, assim como proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade do ensino médio e identificar os estudantes talentosos, preparando-os para as olimpíadas internacionais.

A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2008, foram inscritos cerca de 200 mil alunos, com a participação de 4800 escolas. A Organização prevê um aumento de 10% nas inscrições para a OBF 2009.

As inscrições são gratuitas e qualquer aluno regulamente matriculado no Ensino médio ou que esteja cursando o nono ano.

As escolas poderão se cadastrar, exclusivamente pela internet, através do site:
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Equipe Brasileira é selecionada pela OBF para Olimpíada Internacional de Física

Os cinco estudantes que representarão o Brasil na 40ª International Physics Olympiad (IPhO), em julho próximo, foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF). São eles: André Luis M. Farias (PE), Ivan G. Mitoso Rocha (CE), Leonardo P. Stédile (SP), Márcio A. de Paiva Filho (RN/CE), Illan F. Halpern (RJ/SP).

Esses estudantes iniciaram sua maratona de estudos em 2007, quando cursavam a 1ª Série do ensino médio e fizeram parte dos 48 alunos melhor classificados entre 165 mil que se inscreveram naquela série. No total, na OBF2007, foram inscritos 520 mil estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Particulares de todo País.


Também participaram em 2009, da seleção para a equipe, os 10 alunos da 2ª série melhor classificados entre 200 mil alunos dessa série, num total de 770 mil inscritos na OBF2008.


Durante 2008 e o primeiro semestre de 2009 os selecionados foram orientados por professores nas Coordenações Estaduais da OBF, realizaram provas seletivas e, durante um curso intensivo de oito dias em maio último sob a Supervisão do Prof. Dr. Euclydes Marega na USP de S.Carlos, fizeram provas teóricas e experimentais, para a formação da equipe.


Participam da IPhO em cada ano cerca de 400 estudantes de 90 países. Em 2008, a equipe selecionada pela OBF trouxe do Vietnã uma Medalha de Prata, uma Medalha de Bronze e duas Menções Honrosas, ficando com a melhor classificação entre os países latino americanos; em seguida ficou Cuba, que tem uma larga tradição nesse tipo de evento.


A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado aos estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sucesso é o que deseja a Comissão da OBF à nossa Equipe!


José David Mangueira Viana
Presidente da Comissão da OBF
(
www.sbfisica.org.br/olimpiadas)
(
david@ufba.br)
P.S. As inscrições para a OBF2009 já estão abertas.

Que venha a OBF 2009



Sejam bem vindos ao blog da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2009. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece na OBF 2009.